Vamos para um rápido funil: de todas as doenças existentes no mundo, 13% delas se refere a transtornos mentais. Dentro deste grupo está a depressão com suas 350 milhões de pessoas, aponta a OMS (organização mundial da saúde). A pandemia ajudou muito a agravar este cenário.
Depressão chega silenciosamente, apesar dos sintomas, o paciente muitas vezes apresenta resistência em ser ajudado ou quando não, a família acha que é frescura e este pensamento precisa mudar!
Portanto, a ajuda de um profissional habilitado em Psicologia é fundamental para promover a melhora na Saúde Mental do paciente.
Depressão tem cura! Não tenha medo e nem vergonha em pedir esta ajuda.
Pessoas com depressão podem apresentar vários sintomas, como: pensamentos distorcidos; perda do interesse por atividades tidas como prazerosas; sensação persistente de tristeza; alteração do humor; angústia; desesperança, alterações do sono e do apetite; baixa energia para realizar tarefas; dificuldade de concentração; baixa autoestima; podendo ainda ocorrer abuso de bebidas alcoólicas e pensamentos suicidas.
Fique atento caso identifique estes sintomas em alguma pessoa do seu ciclo social (atinge qualquer idade) ou você mesmo apresente, por um período maior de duas semanas, alguns destes sintomas; procure ajuda imediatamente por um profissional da saúde: clínico geral, psiquiatra ou psicólogo.
Há diversos gatilhos que podem levar a um quadro de depressão como estresse crônico; burnout; disfunções hormonais; conflitos conjugais ou financeiros; traumas psicológicos; perdas significativas como de uma pessoa muito próxima ou do trabalho; perda de sentido pela vida; doenças cardiovasculares; endócrinas, neurológicas entre outras.
Muitas mulheres desenvolvem a depressão ao longo da sua gestação por medos, inseguranças e da cirurgia em si, bem como após o parto, é importante ficarem atentas, lembre-se de buscar ajuda.
Ressalto que, muitas vezes, o familiar apesar de não sofrer de depressão também precisa de cuidados psicoterapêutico para lidar com o familiar que se encontra neste quadro clínico.
Não há exames laboratoriais específicos para o diagnóstico da depressão, é totalmente clínico.
Os profissionais da psiquiatria e psicologia podem realizar o diagnóstico através da entrevista de anamnese, composto de levantamento do histórico do paciente e familiares bem como dos transtornos psiquiátricos correlatos.
Deve ser realizado o encaminhamento para o outro colega da saúde respectivamente, e ambos, atuarem juntos no tratamento do paciente.
O paciente deve ser acompanhado por profissionais da saúde, em atendimento multidisciplinar inicialmente psicoterapêutico e psiquiátrico, principalmente caso o paciente precise fazer uso de medicamentos para auxiliar na estabilidade.
A ideação suicida é sempre uma prioridade no atendimento e tratamento.
Algumas técnicas auxiliam neste processo: diário de atividades, foco nas tarefas essenciais (contas, limpeza de casa, telefonemas importantes etc.), dividir as tarefas em pequenos passos e iniciar as que têm maior chance de sucesso, estabelecer alvos razoáveis, fazer lista de atividades prazerosas além de iniciá-las o paciente precisa concluí-las.
É de fundamental importância a adesão ao tratamento, uma vez interrompido por conta própria ou uso inadequado da medicação, pode aumentar significativamente o risco de cronificação.
Depressão tem cura!
Olá! Sou Andréia Leonor, psicóloga, apaixonada pela abordagem Cognitivo Comportamental. Há mais de uma década, ajudo pessoas na jornada de autoconhecimento, sempre valorizando suas histórias. Minha experiência em grandes empresas, aliada às formações em Educação Financeira, Coaching e outras especializações, permite um atendimento leve, respeitoso e humanizado. Graças à tecnologia, estou disponível para lhe ajudar, onde quer que você esteja.
Aqui, você encontrará um ambiente seguro, ético e acolhedor para se expressar e transformar. Estou ansiosa para te conhecer e iniciar essa jornada juntos!
“Excelente profissional, dedicada, atenciosa... Me redescobri e aprendo a cada dia com ela. Voltei a fazer coisas corriqueiras que há muito tempo havia deixado de fazer. Ela transmite segurança. Uma palavra pra defini-la é... Gratidão.”
J.F via Doctoralia
“Gostei do atendimento, atendeu minhas expectativas. Atenção para todos os detalhes e esclarecimentos de acordo com cada tópico apontado”
M. via Doctoralia
“Achei ela muito profissional e respeitosa comigo! Ouviu tudo e encarou meus problemas com seriedade! Senti uma conexão boa com ela.”
P. via Doctoralia
“Excelente profissional, exerce com paixão sua profissão, é perceptível seu interesse e preocupação em ajudar da melhor forma o caso que é levado até ela. Sou grata por ter essa profissional incrível me ajudando dia após dia. Alguém que eu super indico.”
S. via Doctoralia
“Ofereceu acolhimento e empatia. Esta foi minha segunda consulta e já percebi uma melhora significativa no meu quadro de ansiedade. Sei que a jornada pode ser longa, pois, também depende de mim mudar minha forma de pensar e agir. A ajuda desta psicóloga vai me ajudar nas próximas etapas.”
A.S via Doctoralia
Agende via WhatsApp ou Telefone
(11) 99581-2200
Endereço de E-mail
Conecte-se comigo!
Obrigado por entrar em contato. Retornaremos assim que possível
Desculpe, houve um erro ao enviar a mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde
Responsável Técnico: Andréia Leonor
CRP 06/73997
© 2023. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.