Autoestima

Atendimento Online em Psicologia e Coaching


A autoestima é um sentimento assim como a autoconfiança e não nascemos com eles, entretanto, as desenvolvemos ao longo da vida e recebemos os primeiros reforços positivos de nossos pais, e de sua origem social.


Posteriormente, passa a ser mantida e desenvolvida pela própria pessoa, à medida que ela aprende com o outro o autoconhecimento e a observar seus comportamentos e as consequências reforçadoras positivas que eles produzem.



Autoestima está associada à possibilidade da valorização ou apreciação de si mesmo, de sentir-se livre, de sentir-se amada, de tomar iniciativas e de apresentar criatividade (variabilidade comportamental que produz reforços positivos).

A importância da autoestima

A autoestima envolve crenças e emoções, sabia disso?


Uma baixa autoestima traz efeitos negativos, aumentando os riscos de doenças, como ansiedade e depressão.


Já uma boa autoestima não é conquistada magicamente, contudo, é ativamente construída ao longo da vida e muitas vezes com a ajuda da psicoterapia (e está tudo bem em buscar ajuda!).

A autoestima não está relacionada somente com a forma física de nosso corpo, mas também com a forma como pensamos e nos enxergamos integralmente.


Precisamos aprender e fortalecer a nossa autoestima com base nas próprias características, sem dúvida nenhuma será uma garantia de bem-estar assim como de uma qualidade de vida mental, física e social mais satisfatória e realizada.

Sinais de baixa autoestima

Pessoas com baixa autoestima possuem um sentimento constante de insatisfação em relação a elas mesmas e falta de confiança ou valor. Mostra-se constantemente indecisa por medo de cometer um erro e tem muito medo de ser humilhada, rejeitada ou criticada. 


O impacto social sobre como a pessoa se vê e como é tratada pode ser terrível para aquela que já apresenta dificuldades em se valorizar ou se apreciar.


Certamente, o mundo atual proporciona muitos encontros interpessoais diferentes, inclusive de classe social.


As redes sociais vêm sendo consideradas gatilhos no aumento de queixas de baixa autoestima nos consultórios, pois nem sempre é favorável o que é apresentado ali no contexto de sua realidade e dentro de sua vulnerabilidade por conta de sua comparação com o que ela vê.


A pessoa acredita que ela não possui possibilidades de realizações bem como precisa fazer parte daquele padrão de beleza para ser aceito.

Como a psicologia pode ajudar na melhoria da autoestima

A psicoterapia é um recurso poderoso para contribuir no autoconhecimento e melhoria da autoestima. Para começar, já é um investimento imensurável de autocuidado, de um tempo dedicado para a própria pessoa, pois, muitas vezes, ela se anula em prol de outras pessoas, principalmente dentro de um relacionamento abusivo e tóxico.


Neste ambiente terapêutico, o paciente terá a liberdade em falar o que pensa e sente, com isso o psicólogo ajudará na organização dos pensamentos, trabalhará as crenças e valores; inserindo os pontos onde ela se beneficia e onde precisa melhorar, pois, muitas pessoas se sabotam e sua autoestima fica cada vez mais prejudicada.


Há 4 critérios importantes a serem trabalhados (despertar, desenvolver e potencializar) durante a terapia: Estética e Aparência; Competências; Repertório de Sociabilidade e Valores de Sensibilidade.


Eles são os alicerces sobre os quais a autoestima deve saudavelmente se estruturar.

Técnicas para melhorar a autoestima

A forma como cada pessoa pensa sobre si determina o resultado de uma baixa ou alta autoestima. O excesso também precisa ser cuidado, pois pode trazer prejuízos nos seus relacionamentos.

✔ Criar e se permitir a novos hábitos melhora a autoestima;
✔ Dizer palavras positivas sobre si, potencializa seu bem-estar;
✔ Alimentar as crenças impulsionadoras te levam para cima e para a frente;
✔ Se permitir ir à terapia contribuirá no autoconhecimento, na autoestima e muito mais!


O fortalecimento da autoestima inclui investir de forma positiva e com energia em todos os critérios: Estética e Aparência; Competências; Repertório de Sociabilidade e Valores de Sensibilidade e se autodescrever, modelando um autoconceito realista e de auto apreciação.

Cuide de você, vai valer muito a pena, mesmo que doa!

Sobre a psicóloga

Andréia Leonor


Olá! Sou Andréia Leonor, psicóloga, apaixonada pela abordagem Cognitivo Comportamental. Há mais de uma década, ajudo pessoas na jornada de autoconhecimento, sempre valorizando suas histórias. Minha experiência em grandes empresas, aliada às formações em Educação Financeira, Coaching e outras especializações, permite um atendimento leve, respeitoso e humanizado. Graças à tecnologia, estou disponível para lhe ajudar, onde quer que você esteja. Aqui, você encontrará um ambiente seguro, ético e acolhedor para se expressar e transformar. Estou ansiosa para te conhecer e iniciar essa jornada juntos!

Saiba mais
Share by: